Blog Moçambicano de Nutrição, segurança alimentar, segurança dos alimentos, saúde e temas relacionados
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
3 comentários
3 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
10
Jul
12

 

Sempre que revelo a um interlocutor que sou nutricionista, é raro não surgirem questões sobre peso e dietas. Nos últimos tempos, tenho sido bombardeada com as "dietas" da moda. Ora bem vamos desmistificar alguns conceitos:

 

A Dieta
refere-se aos hábitos alimentares individuais, ao que cada um de nós ingere (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares - uma das mais ´noticiadas é a dieta mediterrânia por ser apontada como um exemplo saudável. Infelizmente o termo dieta tornou-se de  uso popular como a forma de perder o peso. Neste caso falamos então de Regimes alimentares.

 

Um regime alimentar é desenhado individualmente para cada individuo, por forma a reeducar o mesmo, introduzindo hábitos saudáveis.

 

Somos bombardeados com milhares de "dietas"- formulas milagrosas que vão resolver o problema - não se enganem - não há dietas milagrosas. A reeducação alimentar exige acompanhamento por um profissional qualificado e acompanhamento médico, para despistar patologias escondidas, implica adotar hábitos saudáveis incluindo exercício físico.

 

 

Não se enganem, e não embarquem em regimes que podem trazer muitos danos no futuro e que quase sempre acabam com o famoso efeito yo-yo - perder peso enquanto fazem o regime e para em seguido ganhar o peso de volta e talvez mesmo ganhar um bocadinho mais.

 

sinto-me:
publicado por comerviver às 11:14
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
HAHAH MUITO ENGRAÇADO !!
ahahah que bacana !!
Bem interressante
Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por u...
me encanta el post!
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Que bom ver o Comer Viver de 'volta à vida' (saudá...
blogs SAPO