Blog Moçambicano de Nutrição, segurança alimentar, segurança dos alimentos, saúde e temas relacionados
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
15
17
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
3 comentários
3 comentários
2 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
18
Jan
11

As alergias, infelizmente, são um dos problemas crónicos da infância (e não só), e a sua prevalência continua a aumentar. Estima-se que em determinados paises europeus, 1 em cada 4 crianças sofre de doenças alérgicas.


O que é a alergia? É uma resposta inadequada e exagerada do mecanismo de defesa do nosso organismo, o sistema imunológico, a substâncias que normalmente são inofensivas, designam-se por alergénios as substâncias que desencadeiam esta resposta inadequada, geralmente são proteinas que existem na substância causadora.
As doenças alérgicas são mais freqüentes em crianças com pais ou parentes próximos alérgicos, fator genético, mas  é possível qualquer pessoa desenvolver alergias em qualquer idade.  OS fatores ambientais podem desencadear alergias  em pessoas sem histórico familiar ou favorecer o aparecimento naquelas que têm predisposição famíliar.

 

Os alergénios mais frequentes  existem no ar e  podem ser inalados (pólen das árvores ou gramíneas, ácaros do pó, pêlo e dejectos dos animais domésticos, esporos de bolores) ou  podem ser ingeridos nos alimentos (leite de vaca, ovo, peixe, marisco, amendoim, cajú, morangos, chocolate) ou em certos medicamentos (antibióticos, farmacos utilizados para as anestesias). O veneno da picada de insectos (abelha, vespa e mosquito) é conhecido por provocar reacções alérgicas.


Durante a infância, as alergias mais comuns são as de origem alimentar. Para os pais que vivem esta situação, existe um site com imensa informação, receitas, conselhos e dicas para ajudar. Recomendo que consultem: www.kidswithfoodallergies.org/


 

Kids With Food Allergies



sinto-me:
publicado por comerviver às 16:26
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
HAHAH MUITO ENGRAÇADO !!
ahahah que bacana !!
Bem interressante
Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por u...
me encanta el post!
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Que bom ver o Comer Viver de 'volta à vida' (saudá...
blogs SAPO