Blog Moçambicano de Nutrição, segurança alimentar, segurança dos alimentos, saúde e temas relacionados
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
3 comentários
3 comentários
3 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
26
Nov
10

 

Para quem quer começar  uma viagem pelo mundo da alimentação, vamos começar com os conceitos básicos.

 

Para viver o Homem retira dos alimentos sete nutrientes:  água, fibras, hidratos de carbono, lípidos, minerais, proteínas e vitaminas.

 

 

Os alimentos que ingerimos diáriamente, são constituidos por diversos nutrientes.  Este podem dividir-se em:

 

1 - Macronutrientes:  são os componentes da alimentação fundamentais para os organismos, nos humanos, e nos animais também, os principais nutrientes são proteínas, os lipídios e hidratos de carbono.

 

Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

 

Cada nutriente tem uma importância particular para o nosso organismo, pelo que é fundamental consumir todos na nossa alimentação.

As proteínas ou prótidos abundam na carne, no peixe e nas leguminosas. Têm essencialmente uma função plástica ou de construção de muitas das estruturas do nosso corpo, como os ossos, a pele e os músculos.

Os lípidos são os principais constituintes das gorduras, como a manteiga, os óleos e o azeite. Têm uma função de construção e energética, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.

Os hidratos de carbono ou glúcidos encontram-se em grande quantidade nos cereais, frutos e legumes. Têm uma função essencialmente energética.

 

2 -  Micronutrientes: necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas, são:  as fibras, vitaminas, minerais e os oligoelementos.

 

As Fibras, denominada fibras dietéticas, é formada por um conjunto de várias substâncias,  que no seu geral compartilham de algumas características gerais, existentes nos alimentos de origem vegetal, que não podem ser digeridas pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal e por isso não são absorvidas. No vasto grupo das fibras alimentares podemos distinguir as fibras solúveis das insolúveis.

 

As vitaminas encontram-se principalmente nos legumes, nos frutos e no leite, sendo nutrientes com uma função protectora e reguladora. São geralmente identificadas pelas letras do alfabeto (vitamina A, B, C, D....), desempenhando cada uma funções específicas no organismo. Dividem-se em vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

 

 

 

Os minerais não fornecem energia, mas são fundamentais, uma vez que actuam como catalisadores de reacções enzimáticas e reguladores de processos vitais. O organismo é incapaz de os sintetizar, pelo que devem integrar a alimentação quotidiana.

 

As necessidades de minerais dependem de diversos factores, como por exemplo, a idade, o sexo e o estado de saúde. Uma alimentação equilibrada e o consumo de uma água rica em minerais deverão cobrir as nossasnecessidades diárias.

 

Podemos dividi-los em:

 

Minerais: são necessários em maior quantidade, na ordem dos miligramas diários, englobando o cálcio, fósforo,magnésio, ferro, sódio, potássio;

 

Oligoelementos: são necessários em menores quantidades, na ordem dos poucos miligramas ou mesmo microgramas diários, englobando o cobre, zinco, manganésio, iodo, flúor, cromio, lítio, silício, selénio, enxofre, entre outros.

 

E por fim a água, presente em todos os tecidos e considera-se um nutriente pois desempenha um papel fundamental em diferentes funções orgânicas. O corpo humano de um adulto é composto por 60% de água.

 

música: Quatro estções, Vivaldi
publicado por comerviver às 16:09
De Treza@blogs.mz a 17 de Dezembro de 2010 às 20:25
Olá,

Este post ficou com o tamanho de letra muito reduzido e difícil de ler, o que é pena...

Se precisar de ajuda na formatação do layout, terei muito gosto em ajudar, até porque gostava muito que este projecto continuasse :-)

Bastará responder a este comentário ou enviar-me email (endereço no meu perfil)

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Adoreiii, mas fiquei um pouco perdido rsrsrs
HAHAH MUITO ENGRAÇADO !!
ahahah que bacana !!
Bem interressante
Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por u...
me encanta el post!
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
blogs SAPO