Blog Moçambicano de Nutrição, segurança alimentar, segurança dos alimentos, saúde e temas relacionados
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
3 comentários
3 comentários
3 comentários
1 comentário
1 comentário
1 comentário
08
Mai
14

 

Bonecas "vudu" e testes da agressividade conjugal em laboratório fazem cientistas concluir que, se formos ter uma conversa que se afigura difícil com a nossa cara metade, talvez convenha comer qualquer coisa primeiro.

 

Um estudo realizado por psicólogos nos EUA sugere, pela primeira vez, que os baixos níveis de açúcar (mais precisamente de glucose) no organismo podem fazer aumentar a agressividade entre cônjuges e levá-los mesmo a agir em consequência. Os resultados foram publicados online esta segunda-feira ao fim da tarde na revista Proceedings of the National Academy of Sciences(PNAS).

“Descobrimos que o facto uma pessoa estar irritada por causa da fome pode afectar negativamente o seu comportamento, mesmo nas relações mais íntimas”, diz o co-autor Brad Bushman, da Universidade Estadual de Ohio, em comunicado da sua universidade. E faz notar que até existe uma palavra, em calão norte-americano – “hangry” –, que é precisamente uma combinação de “angry” (“zangado”), e “hungry” (“com fome”). “Toda a gente sabe que quando temos fome, ficamos irritáveis”, acrescenta o cientista.

estudo, que demorou três anos a completar, envolveu 107 casais casados e testou a correlação entre os níveis de açúcar presentes no organismo de cada um (glicemia) e a agressividade conjugal, tanto em condições reais, em casa, como no laboratório.

A experiência em condições reais recorreu a um método no mínimo invulgar, desenvolvido por Nathan DeWall, co-autor da Universidade de Kentucky, e que envolvia… uma espécie de bonecas vudu.

 

 

 

...........

“Os nossos resultados” concluem os autores, “sugerem que intervenções concebidas para fornecer energia metabólica às pessoas poderiam promover relações conjugais mais harmoniosas. (…) Este tipo de intervenções também poderia ser especialmente importante em ambientes stressantes que propiciam as agressões, tais como prisões, hospitais psiquiátricos e escolas.”

Os cientistas frisam ainda que, no futuro, seria interessante explorar se os efeitos sobre a agressividade das flutuações dos níveis de glucose ao longo do dia não serão ainda mais pronunciados nas populações cuja glicemia pode apresentar valores particularmente baixos, tais como as pessoas que fazem dieta e os doentes com diabetes.

“Um conselho simples mas que resulta”, propõe ainda Bushman no já referido comunicado: “Antes de ter uma conversa difícil com o seu cônjuge, assegure-se de que não tem fome.

Mas quer isto dizer que as pessoas vão ter de passar a comer mais doces e beber mais refrigerantes, ao contrário do que os especialistas de saúde aconselham?, perguntámos a Bushman. Afinal de contas, a maneira mais rápida de aumentar os níveis de glucose é comer açúcar… Mais: poderia a indústria alimentar aproveitar este tipo de resultados para promover alimentos pouco saudáveis?

“Espero bem que não”, responde-nos o cientista. “E de qualquer maneira, os níveis de glucose tornam a cair rapidamente depois da ingestão de guloseimas. É melhor comer vegetais.”

 

Para ler o artigo na totalidade va a http://www.publico.pt/ciencia/noticia/baixos-niveis-de-glucose-podem-ser-uma-causa-de-violencia-domestica-1632238?page=-1

 

 

 

 

sinto-me:
tags:
publicado por comerviver às 09:13
De João Sá a 12 de Maio de 2014 às 16:28
Olá :)

Este post está em destaque no novo espaço "Cenas na net" no nova homepage do SAPO Moçambique (http://sapo.mz).

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Adoreiii, mas fiquei um pouco perdido rsrsrs
HAHAH MUITO ENGRAÇADO !!
ahahah que bacana !!
Bem interressante
Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por u...
me encanta el post!
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
blogs SAPO